Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2010

Olá,
até o dia 18 de janeiro de 2010 eu terei dificuldades em fazer postagens. É que o modem que tenho não funciona em alguns lugares que estarei nesse período. Sempre que puder eu postarei algum material. A partir de 18 de janeiro voltarei com as postagens diárias.

E não esqueça: esperto é quem consegue atingir os objetivos com o menor esforço possível. Menor esforço dele, claro. E dentro da lei, vale salientar.

Que em 2010 você fique esperto.
Eu e o Sheid estaremos te esperando.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal, com muitas mentiras

          Minta, minta bastante para seu filho. Ele vai crescer e se tornar um adulto que não mente. Eu acho muito legal a forma que a graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande maioria dos pais educa seus pimpolhos. Uma coisa que me chama atenção é o dia de natal. As crianças, que estão em formação, escutam o tempo todo que Papai Noel vai trazer presentes. Que o bom velhinho está vindo do Pólo Norte com um saco cheio de brinquedos para dá-los aos pequeninos. E tem mais: vem num trenó puxado por renas que voam.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Licença para matar

           Guarde bem estes nomes: José Álvaro Machado, Adriana Lisboa e Rubens Spernau. O que fazem: o primeiro é advogado, a segunda é juíza e o terceiro é político. O que são: tire suas conclusões enquanto lê. O que une os três? Um assassinato. Um não; três. Isso mesmo. O senhor Rubens, ex-prefeito de Balneário Camboriú/SC, tem um filho: Lucas Spernau, 19 anos, estudante. Pois bem, o rapazola estava saindo de uma noitada em Camboriú a bordo de uma caminhonete e, em alta velocidade, bateu contra um taxi. O taxista e dois passageiros morreram. Uma quarta passageira está na UTI.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Hoje tem futebol? Tem, sim senhor!

Pelada de domingo é uma festa, no interior do Rio Grande do Norte.


           Baimba, Caçote, Ôi de Fusca, Nêgo Chimba e outros amigos estão reunidos para mais uma partida de futebol. Na verdade, não é mais uma. Hoje será a confraternização de fim de ano da patota. Uma mangueira frondosa serve de ponto de encontro para quem vai chegando. A maioria vem de bicicleta e a sombra da árvore é o estacionamento perfeito para as magrelas. Em Nízia Floresta, onde estou, tem um sol pra cada jogador, como dizem por aqui. Quem vem, só para assistir também recebe um. São 9h. Uma caminhada de cem metros é o suficiente para me avisar que é melhor ficar bem abrigado. Para quem não conhece, Nízia é uma cidade de  aproximadamente 22 mil habitantes, situada a 43 km de Natal, Rio Grande do Norte.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal; verdade ou mito?

          Nesta semana sobrevoei o sertão nordestino. A caatinga amarronzada, o sol impiedoso e a falta de chuva deixam claro: Papai Noel não esteve ali. Mesmo assim o telejornal insiste em mostrar que o bom velhinho está vivo e solto no planeta terra. O aparelho de tv apresenta ruas, distantes da seca, movimentadas pelo frenético vai e vem das pessoas. São homens e mulheres que gastam parte do salário, ou todo ele, comprando presentes para os parentes mais próximos. Estou me aproximando de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e o Natal dos cristãos parece cada vez mais perto.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sabrina Sato: Personalidade do Ano na TV

          Há dez anos a Editora Três premia os brasileiros do ano. Segundo o olho da Editora, óbvio. Pois bem, 2009 teve seus 16 laureados no último dia sete. Entre empresários, artistas e políticos uma sumidade me chamou atenção: Sabrina Sato. A “Japa” ganhou o troféu de apresentadora e personalidade do ano na televisão. Calma, tome um copo de água com açúcar. Relaxe, respire e conte até dez. Peço desculpas, leitor, por ter sido tão direto. Mas, cá entre nós, personalidade do ano... Sabrina Sato...

sábado, 12 de dezembro de 2009

Mário Cavalazzi, o matemático

  R$ 2.000.000,00 daria para comprar todo o estoque de panetones do governador do Distrito Federal



          Levei minha vida toda para descobrir que 43 é, aproximadamente, 60. Claro, vou processar todos os meus professores de matemática. Desde o primário. Todos. Não vou livrar a pele nem da “Tia Toinha”, minha professora da primeira série, no século passado. Eu estava assistindo ao debate (leia-se bate-boca) promovido pela TV COM entre o secretário de turismo da Prefeitura de Florianópolis, Mário Cavalazzi, e o vereador João Amim. O mediador da baixaria era Renato Igor, que educadamente tentou, mas sem sucesso, evitar que o ilustre secretário agredisse verbalmente o vereador.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Deus salve o meu Brasil

Uma poesia para o final de semana. Mas sem esquecer da crise política, que já virou banalidade. Acho que só apelando para a divindade.


Deus, salve o meu Brasil


Desigualdade social
Tantos com tanto e outros mal pra caramba.
Uma pá de políticos distantes da honestidade
São uns crápulas nocivos à sociedade.

E a reforma agrária que não sai
E o salário mínimo que não sobe mais
É um amontoado de pessoas
Que precisam de chão pra plantar
Um pedacinho de terra pra poder trabalhar
Desse jeito te pergunto: aonde vamos chegar
Com essa cambada de safado a nos sugar?

Deus, salve o meu Brasil
Tem piedade desse  povo sofrido e tão varonil
Nos liberta dessas ervas daninhas
Que não sabem o que é política
Que só pensam neles próprios
Deus, salve o meu Brasil.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Brasília diz não aos corruptos

       Parabéns brasilienses, vocês estão dando uma aula de consciência política  

          Brasília está fervendo. A revolta da população é visível. Da polícia também, só que essa está na contramão dos fatos. Ao invés de prender o “Papai Noel do Panetone”, ela resolveu agredir os cidadãos brasilienses. E, diga-se de passagem, a população da capital federal está de parabéns. Isso mesmo, não aceitou a postura dos seus governantes e foi às ruas exigindo mudanças imediatas. Agora me diga uma coisa, leitor: corrupção é prerrogativa do governador Arruda? No Estado onde moras, não tem corrupto? Sabe por que eu pergunto? Porque existe uma crença, disseminada pelo Brasil afora, de que em Brasília só tem corrupto. Ora, ora, amado mestre. A grandessíssima parte dos gatunos que se movem pelo Planalto central é enviada pela população dos demais Estados da Federação. Arruda é a ponta de um iceberg chamado “corrupção nacional”.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Chupim, o mascote do político

          Hoje eu vi o que é exploração. Estava olhando os pássaros, coisa que adoro fazer, quando percebi um filhote de chupim com o bico aberto em clara e manifesta reivindicação por comida. Ele pulava no gramado num frenesi louco, abria as assas, chorava – isso mesmo, parecia um bebê faminto – e exigia alimento. Olhei em volta procurando uma mamãe chupinha e não vi nenhuma. Eu escrevi, chupinha, porque não gosto de tratar ninguém, nem mesmo uma ave, pelo nome de outro. Aliás, já falei sobre isso quando fiz uma crônica sobre o sanhaçu. Para mim, se existe o chupim, a fêmea dele é a chupinha e caso encerrado. Mas vamos retornar à cena do neném chupim.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Um golpe contra a democracia

        Uma imprensa míope, preocupada apenas em vender, não sabe o que é notícia. Sabe somente o que é publicidade.


          Direto e reto: você já ouviu falar em Cunha Porã? Não, não é o nome de uma tribo. Se bem que, pelo que ocorreu no último domingo (06/12/09), parece que trata-se de uma tribo sem conciência política nenhuma. Cunha Porã é um município de Santa Catarina localizado a pouco mais de 600 km de Florianópolis. Fica no oeste, próximo a Chapecó. Pois bem, o que se passou lá merece destaque em qualquer veículo de comunicação. Veículo sério, é claro. Era para ser primeira página do Diário Catarinense, O Globo, Folha de São Paulo, Estadão e demais dinossauros impressos. Por que!?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mix Mania. Que mania!

         Mix Mania e Silver Shop; guarde bem esses nomes. São duas empresas de venda pela internet que se associaram e se dizem líder de vendas pela web. Se você é uma pessoa curiosa, como eu, entre no site desta “gigante das vendas virtuais”, mas lembre-se: não compre nada, porque pode ser tudo uma miragem. É um campo minado. O poderoso império das vendas pela rede mundial de computadores anuncia em alto e bom som: “Comprando com Mix Mania ou Silver Shop você está adquirindo produtos da mais alta qualidade e com toda a segurança que uma empresa virtual pode oferecer a seus clientes”.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Brasileirão 2009

         Um show de horror! O campeonato brasileiro teve o desfecho condizente com o que ele é. Não falo sobre o título do Flamengo, sobre isso eu escrevi no final da penúltima rodada, quando o clube carioca venceu o Corinthians em São Paulo. O Grêmio já cantara o resultado do jogo que faria no Maracanã. Portanto, um campeonato feito por pessoas que não são sérias terminou em uma batalha campal, essa sim, seriíssima. Na capital paranaense o Coritiba enfrentou o Fluminense tentando escapar do rebaixamento para a segunda divisão. Não conseguiu e a torcida apelou para a violência.

Banco estadual? Nunca mais!

          O Brasil vai iniciar 2010 mostrando como se evitar quebra nas finanças dos Estados. Como? Não permitindo que os tais Estados sejam banqueiros. Isso mesmo, no último dia 30 o Banco do Brasil incorporou a Nossa Caixa, uma instituição paulista que há muito perdera a razão de existir. 2009 desce ao túmulo abraçado a marca de 93 anos que, apesar de saudável financeiramente, já não era competitiva. São Paulo segue o exemplo de outros estados como, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O Brasil acordou para a realidade e percebeu que não pode galopar rumo ao desenvolvimento enquanto as unidades da federação se deleitam às custas de bancos estaduais deficitários.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Amigo

          Amigo, cinco letras e  um caminhão de sentimentos, quem dera que essas letras fossem seis. Andei pensado como e quando pela primeira vez alguém pronunciou palavra tão célica. De uma coisa tenho certeza, era uma manhã de sol. Duas ou três nuvens representavam a deidade. Alguns pássaros gorjeavam e se espreguiçavam sob o lume do astro rei. O vento limitava-se a um cicio por entre as árvores.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gabriela

          Hoje é o dia do aniversário da minha princesa, Gabriela. Coincidentemente também é o meu. Por isso não vou postar uma crônica, não vou protestar contra coisa nenhuma, nem quero lembrar do jogo do Fluminense, ontem. Vou disponibilizar para você, leitor, a poesia que fiz para ela. Eu costumo dizer que todo ano, no dia do meu aniversário, recebo o mesmo presente de Deus. Se eu viver duzentos anos quero receber a mesma dádiva. Hoje é o vigésimo primeiro aniversário da Gabi. Vinte e um presentes que recebo exatamente iguais. Todos os anos, no dia três de dezembro, agradeço a Deus pelo presente que ele me deu: Gabriela.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sanhaçu-fêmea

          Hoje acordei por volta das seis e meia. O sol estava preguiçosamente abrindo os olhos por trás dos morros que cercam minha janela. Sempre que estou no sítio eu acordo antes do astro-rei, isso deixa o dia mais comprido e aproveito melhor o tempo longe do stress urbano. Meu primeiro ato é dar comida aos pássaros. Em seguida sento na varanda e fico observando a festa que eles fazem. E que festa! Em meio aos pousos e decolagens dos plumados um sanhaçu me chamou a atenção. Estava acompanhado de sua digníssima, a senhora sanha... sanha... ah, não sei como chamá-la.