Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Orca, a baleia assassina!

          Imagine que nós, eu e você, estamos andando pelo centro da cidade onde moramos. Agora observe um objeto não identificado se aproximando em vôo rasante - um disco voador. Você é um ser humano da melhor espécie; eu, sem falsa modéstia, também sou. Você acena para os tripulantes da nave, eu faço o mesmo e acrescento um sorriso de bem-vindos. Eles sobrevoam nossas cabeças e ficamos empolgados. Pelo jeito os visitantes estão querendo amizade conosco. De repente, vuch! Uma rede de captura é lançada sobre nós e somos levados a bordo. Você, forte como é, luta braviamente para não entrar no veículo desconhecido. Eu, curioso por natureza, quero saber como são os viajantes planetários; mas não quero fazer parte da tripulação, vale salientar. Não tem jeito, uma força muito maior do que a nossa nos suga para o OVNI. Viagem interplanetária.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A erva e o porre

Droga se não fosse tão nociva não teria esse nome
Fruto da morte em papel de seda a fim de iludir o homem
Prometendo uma viagem para um mundo abstrato
Onde tudo é permitido
Onde quimera é fato.

Na realidade essa viagem
É uma volta pro passado
Onde você vai ser vendido
Numa arena como escravo
Escravo sim, escravo do vício
Escravo sim, escravo do vício.

Tanta gente vivendo iludida
Não sabe o risco que corre
Degrada a alma e corrompe o homem
Tanto a erva como o porre
Quando passa o efeito
A realidade aí está
Tua fulga foi frustrada
E o pesadelo volta já.

Na realidade essa viagem
É uma volta pro passado
Onde você vai ser vendido
Numa arena como escravo
Escravo sim, escravo do vício
Escravo sim, escravo do vício.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Inter é heróico e vence Emeleque

          “Heróica”. Foi assim que o apresentador do Bom Dia Brasil, Renato Machado, chamou a vitória do Internacional de Porto Alegre sobre o Emeleque do Equador. Desculpe-me, amizade, mas eu vi o segundo tempo do jogo inteiro e não percebi nada de heroísmo na partida. Respeito, e muito, o trabalho do âncora global, mas o cara exagerou. O inter jogou dentro de casa, não teve nem um jogador expulso e não foi prejudicado pelo árbitro; onde está o heroísmo? Renato tem 39 anos de profissão, foi correspondente internacional e cobriu várias guerras – inclusive no Golfo Pérsico. Mas afirmou, hoje, que o inter foi heróico, e este adjetivo não me largou depois que ouvi a manchete do apresentador.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bateu, levou

          Domingo à tarde estou voltando para Florianópolis. De carro, venho pela BR-282. Na localidade de Santa Cruz da Figueira, município de Águas Mornas, resolvo abastecer o veículo e estaciono no posto de combustível às margens da rodovia. Após ser atendido pelo frentista dirijo-me ao escritório do estabelecimento para pagar a conta. Enquanto espero a minha vez de ser atendido pelo caixa, observo o cliente que está efetuando um pagamento. O homem tem aproximadamente 1,80m, uns 100 kg. Os cabelos são rareados e um pouco grisalhos. O bigode é farto e o semblante é taciturno. Um cigarro pende do canto da boca, aceso, diga-se de passagem. Apesar do ambiente servir, também, de restaurante, o cidadão pouco se importa se as baforadas estão incomodando alguém.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Joinvile é o campeão Catarinense do Primeiro Turno

          O Joinvile começou a ganhar o campeonato no dia 06 de junho de 1985. E foi em São Paulo. Naquele dia nasceu Ricardo de Souza Silva. Procure, bonitão, no elenco do Avaí, qual o jogador que nasceu em 06 de junho. Nenhum. Aí está o xis da questão. Ricardo de Souza Silva tem o sobrenome brasileiríssimo e, como você sabe, o Brasil é o país do futebol. Nesse caso Ricardo tinha tudo para ser jogador, e para jogar na equipe do norte do estado catarinense. Digo mais: ele foi predestinado- como foi o profeta Jeremias – a fazer o gol do título. Quero deixar claro que o bíblico citado foi destinado previamente ao vaticínio. Não vamos confundir as coisas. Futebol é uma caixinha de surpresa que precisa, e merece, ser levado a sério. Eu já sabia que o Joinvile seria campeão mesmo antes de começar o campeonato. O Sheid, meu cachorro, acredita que o técnico joinvilense, Sérgio Ramirez, deu um nó tático no comandante avaiano. Tudo bobagem, tudo mesmo. A verdade é que o JEC fez por merecer. Toda equipe está de parabéns. Já o Avaí, precisa levantar a cabeça e pensar no próximo compromisso, onde, com certeza, irá conquistar os três pontos. Ou não foi argumentos desse naipe que você ouviu depois da partida? Vamos ao jogo de ontem.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Trabalho escravo em Santa catarina

          Caro leitor, estou escrevendo para convidá-lo a participar de uma corrente. Calma, calma, não é aquele tipo de corrente chata onde você tem que repassar uma mensagem para trocentas pessoas. Não é isso. Se você, querido, está estressado, já deve ter dito: “então fala logo que corrente é essa”. Mas se és daqueles apressados, já estás querendo ir para a última frase do post, não é? Não precisa xingar. Quero fazer uma corrente de apoio aos deputados estaduais de Santa Catarina; probrezinhos. Esses homens e mulheres que dão o tempo, a saúde e o sangue pelos conterrâneos precisam de ajuda. O quê, tem uns que dão mais alguma coisa, além disso? Pura maledicência. Voltemos à corrente.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Deputados catarinenses; ignorantes ou descuidados?

          A manchete do Diário Catarinense de hoje, 18/02: “Sem saber, deputados aprovam gratificação para 37 servidores”. O “sem saber” gritou no meu escutador de jogo. As perguntas foram inevitáveis: os deputados não sabiam o que estavam assinando? Não saber, e assinar, evidencia que os legisladores são descuidados? Ou reflete ignorância e descaso com o erário? Ou são ingênuos? César Souza, líder do DEM, deu um chutão: “O projeto tinha uma linguagem técnica... os deputados votaram pela boa-fé”. Opa; ingenuidade? O petista Jailson Lima matou no peito e bateu em gol: “Eu estava ligado nos meus projetos”. Bola na arquibancada. Ignorância e descaso? 

 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Farinha pouca, meu pirão primeiro

          Quero parabenizar dom Dimas Lara Barbosa. O cara merece. Permita-me, leitor, chamar dom Dimas de cara. Até porque ele é ninguém menos que o secretário-geral da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB). Perfumarias à parte, o religioso caneteou o abaixo-assinado dos bispos contra a restrição à exibição de símbolos religiosos, presente no 3º Programa de Direitos Humanos. Justificando a posição assumida o clérigo ponderou: “Há um secularismo danoso que quer apagar a religião da vida das pessoas”. Que legal a atitude do sacerdote. Evidente que um homem letrado e inteligente, como ele é, não acha que o termo religião limita-se ao catolicismo; ou acha? Não; teria que ser muito ignaro, e isso ele não é. Ou teria, também, que ser muito sectário; claro que o batinado também não é. Ou, em última instância, ser preconceituoso; duvido que ele seja.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Você fede ou é cheiroso?

          Em 1998 o delegado Protógenes Queiroz - aquele que prendeu o banqueiro Daniel Dantas -  foi para o Acre. Quando chegou lá, deparou-se com uma tenebrosa realidade: "Autoridades ligadas ao narcotráfico. Rio Branco tinha 980 pontos de distribuição de cocaína. Uma coisa assustadora. Polícia Militar, civil, Ministério Público, Justiça estadual, prefeitura, governador, Assembléia, Câmara Municipal. Um juiz com ponto de drogas, desembargador viciado". Meu povo, aonde vamos parar? Olhe que quem fala isso conhece, como pouquíssimos, os quartos escuros dos donos do Brasil.  A pergunta que não quer calar é: esse câncer é exclusividade acreana?

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Futebol para quem entende

          No último domingo eu estava assistindo o programa esportivo da TVCOM, aqui de floripa. Em determinado momento foram mostradas imagens de Robinho comemorando o gol que fez no jogo Santos e São Paulo. Quando o jogador Marquinhos, ex-Avaí, apareceu vestindo o colete amarelo - de quem está no banco - virou atração no debate. Os apresentadores do programa não estavam informado sobre o jogo, nem se Marquinhos tinha jogado. Um deles, comentarista da RBS, chegou a dizer que Marquinhos não jogara. Outro, disse que o atleta tinha sido substituído no decorrer da partida. Foi quando o analista de futebol da filial da Globo - pasmem peladeiros - afirmou que, se marquinho estava no banco de reservas era porque não havia jogado. E completou o raciocínio esbanjando conhecimento futebolísticos. Segundo ele, um jogador, substituído não pode permanecer no banco de reservas. É mole ou quer mais!?

          Achei absurdo o desconhecimento das regras do futebol, por parte de um comentarista da RBS TV. Mas, pensando bem, não é pelo fato de ser comentarista que o cidadão precisa saber todas, eu disse todas, dezessete regras do esporte bretão, bem como suas variantes.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pênalti com paradinha

          Domingo, no jogo Santos e São Paulo, Neimar, atacante do Santos, bateu um pênalti com direito a paradinha. Rogério Ceni, goleiro sao-paulino, achou ruim. Mais uma vez a polêmica parada, na hora da cobrança, foi assunto em tudo que roda de amigos. Na minha opinião a tal "paradinha" não deve ser proibida. Pra dizer a verdade acho que é para permitir paradinha, estacionadinha e até direito a água de côco. Amigão, você sabe o que o torcedor vai ver em um campo de futebol? Se respondeu, pancadaria, eu te denuncio à polícia. Pois então, ninguém, em sã consciência, paga um ingresso pra ver jogador fazendo falta no adversário. E quando a infração é dentro da área, na hora em que o avante vai fazer o gol?

          Dileto, o momento máximo do futebol é o gol. Nenhum troglodita deveria impedir esse instante, mas, já que tentam fazê-lo, merecem a punição suprema. quando eu digo, impedir, eu me refiro às vias ilegais. O goleiro, na hora do pênalti, deveria ficar de costas para o batedor, de mãos amarradas e com uma venda nos olhos. Lógico, para não pegar. Não, não quero que o arqueiro se ferre; quero que o gol aconteça. Já pensei que o certo era a cobrança ser feita sem a incômoda presença do camisa um, mas aí já seria meio axagerado. Caríssimo, eu assisto futebol pra ver gol. Fico indignado quando um caneludo faz pênalti. Ou você trocaria um gol por uma cobrança de penalidade? Portanto, eu quero é gol.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ai que inveja! (Continuação)

          Pois bem, voltemos à “marvada” inveja. Ontem eu cheguei em casa e liguei a televisão em um canal de esporte. Tudo bem, eu digo qual: ESPN. Mas não insista,ocultarei o nome do programa. Apenas, era sobre esporte. E, venhamos e convenhamos, a televisão brasileira confunde programa esportivo com programa sobre futebol. Os apresentadores estavam falando sobre Robinho. A volta dele ao Santos. E aí mostraram umas imagens do jogador na Europa, dirigindo uma potentíssima Lamborguinni. Enquanto isso, o âncora ia discorrendo sobre o carro, o motor, o luxo e o preço. Aos poucos sua voz foi ficando sem entusiasmo, arrastada, gelada, magra. Eu, que estava lendo e assistindo ao mesmo tempo, fiquei curioso com a entonação do homem. Quando ele reapareceu na tela estava com uma expressão que é difícil descrever. O companheiro de profissão embarcara no mesmo barco, o da inveja. Filho de Deus, era de chorar em alemão! Eles ficaram trocando ranços acerca do salário do atleta. Dava pena vê-los tão triste. Se tem uma coisa que a inveja não sabe fazer, é teatro. Neste caso o melhor é agir como Gilberto Freyre, e admitir que sente inveja. Sem culpa. A culpa é outro sentimento que já devia ter sido queimada nas fogueiras da idade média. Mas o assunto, aqui, é inveja.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ai que inveja!

          A inveja não é fácil. Não é fácil de não sentir, não é fácil de esconder e não é fácil de ser admitida. Só pra nós dois: como está o teu invejômetro? Vai dizer que não tem um! Pois então vou te dar um conselho: vá até a loja de R$ 1,99 mais próxima e compre o seu. É exatamente o que leu. Adquira depressa seu invejômetro. Não adianta controlar seu peso; não adianta controlar sua conta bancária; não adianta controlar seu parceiro. Aliás, não adianta controlar um monte de coisas e descuidar da inveja. Ela vai acabar contigo, na primeira oportunidade que tiver. Como disse Drummond: “e agora, José”?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A televisão me deixou burro? Cuidado, senão te dou um coice

         Sei que aqui não é um confessionário, mas quero confessar uma coisa para você: criticar é muito fácil; e como criticamos! Eu mesmo sou extremamente crítico. Você também deve dar suas cutucadas em alguém, é ou não é? Tudo bem, não é nenhum pecado criticar. Mas quando a crítica é infundada, malvada ou fruto da ignorância, o buraco é mais embaixo. Falo isso devido aos constantes comentários que ouço a respeito da televisão. Gente do céu, precisamos entender o papel de cada pessoa, cada entidade e, inclusive, cada veículo de comunicação na sociedade. É esta a ferida que vou tocar.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mãos ao alto!

          Cada dia me convenço que é preciso ser esperto, para ganhar dinheiro. Mas também fico persuadido a crer que o esperto, para ter sucesso, carece de um trouxa que lhe facilite a tarefa. Muitos empresários acreditam piamente que as pessoas, de um modo geral, são palermas fáceis de serem surrupiadas. E, venhamos e convenhamos, a prática mostra que os tais empresários têm razão. Assim sendo, muitos comerciantes "honrados" acham ótimas, e facílimas, maneiras de encher o bolso. Ilustrando, conto pra você, leitor, o que vi e vivi no estacionamento de um shopping de Florianópolis.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Artilheiro, não!

          Ontem à noite eu estava assistindo aos gols do Fantástico quando o apresentador, Tadeu Schimidt, reclamou da forma como os artilheiros da rodada comemoraram os gols que fizeram. De acordo com Tadeu, os goleadores, ao festejar, faziam gestos semelhantes aos de quem empunha um revólver. O apresentador criticou veementemente. Na hora eu pensei: se ele chama o cara de "artilheiro" o jogador tem todo o direito de fazer o criticado gesto. Afinal de contas o termo, arilheiro, é empregado para designar o militar responsável por manusear armas de fogo. Sendo assim, se alguns jornalistas acham que o gesto dos jogadores incitam à violência, que eles - os jornalistas - arrangem outro adjetivo para qualificar quem faz o gol.

41 anos do AI-6

          41 anos se passaram. No dia primeiro de fevereiro de 1969 o, então, presidente Costa e Silva editou o AI-6. Tratava-se de uma medida do governo militar para reduzir o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de 16 para 11. A redução perdura até hoje. O ato também desautorizava o STF de julgar crimes contra a segurança nacional. É a ditadura, firme e forte. Não, não, era a ditadura, firme e forte. Não, não, não; a ditadura está mais firme, e mais forte do que nunca. Não sou de copiar frases de outras pessoas; caso fosse eu faria como o presidente Lula e diria: nunca antes, na história desse país, a ditadura foi tão firme e tão forte. Ah, eu estou equivocado?