Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

quinta-feira, 10 de março de 2011

De Florianópolis a Chapecó

     A viagem de Florianópolis a Chapecó é - ou pelo menos tem tudo para ser - agradabilíssima. Depois de trafegar alguns quilômetros pela duplicada BR-101 no sentido Porto Alegre, pega-se a BR-282. Aí não é preciso sair mais da rodovia. Ela corta o Estado de Leste a Oeste. Alguns trechos são considerados perigosíssimos. O pior deles, segundo a maioria dos que dirigem por lá, é entre Águas Mornas e Rancho Queimado. A quantidade de acidentes alí é uma coisa de louco. É a subida da Serra Geral. E as muitas curvas, de fato, não costumam perdoar motoristas afoitos. Vamos combinar, esse papo de culpar a chuva, o asfalto e a cerração pelas colisões não está com nada. O problema é mesmo o dirigidor do veículo. Fiz os 550 quilômetros ontem. A paisagem é linda. A mudança de relevo, de vegetação e de arquitetura é de tirar o fôlego. Diz o aforismo que o bom da viagem é a viagem. Para muitos apressadinhos, o bom é chegar logo. E é aí que mora o perigo.

Que tal esta ultrapassagem?


E esta? 


O resultado de tanta imprudência é este:

o motorista do caminhão morreu na hora
O oeste é mesmo um celeiro.

A estrada disputa espaço com a lavoura

Em Chapecó, monumento homenageia o desbravador


O estádio da Chapecoense é um lugar a ser visitado. Pena que não tem uma sala de troféus para enaltecer o Verdão do Oeste. Os três troféus de campeão catarinense estão colocados num cantinho esquecido de uma pequena sala. Nem uma lojinha do clube tem no estádio.


Agora, a pergunta que não quer calar: será que eu estaria escrevendo hoje, caso tivesse bebido (álcool), fumado (maconha), ou cheirado (cocaína) antes de viajar até aqui ?

3 comentários:

  1. Realmente, amigo, o oeste de Santa Catarina é muito rico; em paisagem, economia e gentes.
    Lamento o desencontro. Gostaria de ainda estar por lá para ao menos um abraço.
    O monumento "Desbravador" é uma obra do artista plástico Paulo de Siqueira, já falecido. Debaixo do monumento tem uma sala, onde funcionava a Biblioteca Pública e onde se realizava exposições de artes.
    Paulo de Siqueira trabalhava com sucatas de ferro em suas obras. Tem inúmeras obras espalhadas pelo Brasil, dentre as quais eu destaco, por conhecê-las bem, essa de Chapecó, e uma em Passo Fundo-RS em homenagem ao cantor e compositor gaúcho Teixeirinha.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Discordo nas ultrapassagens da foto! Na primeiraa do carro ultrapassando ele já estava com o gole de vista láá na outra curva, resumindo, dava tempo...Aiii tiaa, pelo amor de Deus na BR 282 não te quero andand 80/90/100/110km/h, no mínimo 120 e cuidado geralmente passo rasgando...160/180/200/208km/h....New civic black, 225/45/18" e boa viagem !Huum, lebre-se lugar de tartaruga e caracol é no lado direito, saiii da frenteeeeeee, tiaaaa!:D ;)Bjs!Fica com Deus, de coração! Michel Roberge!

    ResponderExcluir
  3. correção : " ...ele já estava com o golpe de vista..."

    ResponderExcluir