Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tô fora mermão

     "Vai te danar, Rodrigo Pimentel". Foi assim que resmunguei hoje pela manhã, quando assistia o burguês Bom Dia Brasil - da Rede Globo. Que por sinal, é o único programa que vejo da emissora. Ah, tem também o futebol que, se não passar na concorrente, ou mesmo na SporTV – que também é Global, porém com melhores profissionais – costumo dar umas espiadas. A verdade é que fiquei indignado logo ao acordar. Por favor, botocudo, quando digo que o matutino dos Marinhos é burguês não estou querendo depreciá-lo. Ou achas que ele é destinado ao populacho? Às sete da matina o pobre está dentro de uma lata de sardinha em direção ao trabalho. Quando já não está ralando. Vamos ao que interessa: a apresentadora chamou o comentarista de segurança para comentar sobre um sequestro ocorrido em Brasília.
     Depois de uma meia dúzia de três ou quatro palavras ditas pelo camarada – que o meu cachorro, o Sheid, já as conhece de cor e salteadas – a jornalista resolveu apresentar um manual de sobrevivência, segundo ela elaborado por Rodrigo. O título da obra, colocado na tela de abertura dizia: “Manual da vida segura com Rodrigo Pimentel”. Ora, ora, paisano, não quero ter, nem muito menos que minha família tenha, uma vida segura com o senhor Rodrigo Pimentel. Não o conheço. E mesmo se o conhecesse, sou casado. Prefiro uma vida insegura ao lado da minha esposa do que uma segura de mãos dadas com o seu Pimentel. To fora, “mermão”, como dizia Tim Maia.
 
     Foi aí que minha primeira dama interveio: “O que eles estão querendo dizer é que o manual foi feito por Rodrigo Pimentel, só isso”. Ignorante homem que sou. Como não desconfiei que a Globo aderiu a sugestão do MEC e acatou a supremacia da oralidade sobre a norma culta. Nesse caso, o importante é comunicar. E euzinho aqui pode ficar tranquilo que a Globo está apenas querendo dizer: Manual da vida segura - Rodrigo Pimentel. Ou ainda: Manual da vida segura, por Rodrigo Pimentel. Maldito Cabral, bem que ele podia ter ido direto para as Índias. Talvez tivéssemos sido colonizados por ingleses. Nossa língua seria bem mais fácil.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário