Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vende-se frases pré-moldadas

     Frases soltas. Frases prontas, embaladas, pré-fabricadas. Frases de efeito, como algumas mentes providas de quatro intimoratos neurônios costumam chamar. Frases empacotadas a vácuo. Daquelas que quase não se deterioram com o passar do tempo. Do tipo Hebe Camargo, podemos dizer. Frases para iludir. Frases para disfarçar. Frases para denotar sabedoria. Frases para intimidar. Frases para parecer sério. Frases para menosprezar. Frases para empurrar o próximo no lodaçal. Frases para gargantear “fiz a minha parte”. Frases para serem cuspidas, vomitadas, defecadas. Frases tão cheias de vazio que não seriam suficientes para encher uma cabeça de alfinete. Frases, nada mais.

     Lugar de gente feliz. Essa frase é quase tão comum quanto moléculas de oxigênio. Você entra em uma casa - aconteceu comigo – e ela, a frase, meu caro, te recepciona. Numa igreja, creia, também li a bonitófira. Até mesmo em repartições públicas já encontrei com as quatro palavras. O que me pasma é que na estrada de Brasília não tem a danada da frase. Deveria. Era para ter no terminal rodoferroviário, no aeroporto e nas principais vias da cidade. Sim, porque tudo que é Estado envia seus mais ilustres cidadãos para o Planalto Central. E como eles são felizes ali! O desejo de ir ser feliz no planejado sonho de Juscelino Kubitschek é tão grande que alguns homens públicos fazem diabruras para chegar lá. Uns roubam, outros matam e outros fazem as duas coisas.

     Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono. Essa está na moda. Uma mente lustrosíssima criou a frase, muito boa, por sinal e virou febre. Meu nobre, o carinha devia ter suas razoes. Na certa estava de bem com a vida, ou flertando com a morte. Aí vem um Zé Mané e cola-a no vidro traseiro de um carro mil. Como se diz nos pampas: não me faça pegar nojo. E as frases pré-moldadas se alastram mundo a fora. São pré-cozidas, basta um calorzinho e pronto. É só escolher um ouvido e pronto. Tem gente - e como tem, meu Deus do céu – que adora. E euzinho, cada dia mais sem estômago para ouvir essas preciosidades, fujo. Covardemente corro. Pirata, Bibigul, Gerineldo, estou chegando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário