Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Diálogo sobre a paz



- O que é a paz, rapaz?


- Sei lá, deve ser uma daquelas coisas das quais todo mundo fala, embora não consiga dizer o que realmente é.

- Mas tem que ser um negócio muito importante, não é? Porque é assunto comentado nos cinco cantos do mundo.

- Que é comentado, sei que é. Só não sabia que era nos cinco cantos do mundo, como você diz. Aliás, nunca ouvi falar que o mundo tem cinco cantos.

- Mas já ouviu que tem quatro, não é?

- Isso sim.

- Quer dizer que o mundo é quadrado?

- Não, o mundo é redondo.

- Pois então. Se um ignorante pode dizer que o mundo tem quatro cantos, porque eu não posso afirmar que tem cinco?

- É, pensando dessa maneira...

- Mesmo assim, continuo sem saber o que é a paz.

- Um colega meu disse que paz é ausência de guerra.

- Essa resposta eu creio que ele copiou do governo dos Estados Unidos da América.

- Eu acho que paz é o mesmo que tranqüilidade espiritual.

- Hum, isso cheira a religião.

- Mas a religião é um elemento comum a todos os povos.

- Não sei, não. Acho que você está confundindo religião com religiosidade.

- Tem diferença?

- Claro; religiosidade é a carência que o ser humano tem de entrar em contato com a divindade, alguém que age numa dimensão mais elevada. Religião, por outro lado, é a codificação da religiosidade, feita por quem tem interesse em dominar seus pares.

- Agora você vai dizer que Jesus Cristo não tinha religião!?

- Isso mesmo. Tanto é que ele não se preocupou em criar uma cartilha para reger a vida dos seus seguidores.

- Mas, e a Bíblia?

- Bem, a Bíblia já existia antes de ele vir ao mundo. Depois dele ela foi apenas acrescida.

- Sei, havia o Velho Testamento e depois criaram o Novo Testamento.

- Isso. Vale ressaltar que o chamado Novo Testamento não era, para o cristianismo que surgia, um trilho. Era uma trilha. Até porque, Jesus mostrou-se implacável com a literatura religiosa como cabresto. Chegou, inclusive a dizer que “a letra mata”, referindo-se aos textos bíblicos.

- Você acha, então, que os religiosos usam a Bíblia para manipular as pessoas?

- Claro que sim. Eles aproveitam que a grande maioria não lê, e entre os poucos que sabem ler, só alguns entendem o que lêem. Para ser sincero, conheço pouquíssimos líderes religiosos que sabem ler e interpretar um texto.

- Fala sério!

- É verdade. Vou, no entanto, continuar minha pesquisa sobre a paz. Caso conheças quem queira falar da paz, é só me avisar. O que eu tenho apurado é que os judeus consideravam a paz como uma dádiva divina. Tem, inclusive, um texto bíblico que diz: “Que Deus sobre ti levante o rosto. Que ele tenha misericórdia de ti e te dê a paz”.

- É, a paz é algo divino, mesmo. Vou estudar o assunto melhor, depois te digo o que entendi da paz.

- Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário