Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estágio para jornalista

E aí, beleza?

Pois é, no feriado não escrevi nada neste blog, depois explicarei o motivo. Mas agora a razão de escrever é outra.  Olha só o anúncio de vaga para estágio que circulou entre os acadêmicos de jornalismo de uma faculdade de Florianópolis:
 
Empresa: Revista House Mag
Tipo: Mídia impressa e On-line
Pré-requisitos: Mulher com boa redação que tenha notebook próprio, escrita e leitura em inglês nível médio ou avançado e conhecimento regular/satisfatório da linguagem técnica de música eletrônica.
Características pessoais: flexível, descolada
Período: 6 horas – seg à sex
Remuneração: A conversar
Mandar curriculum para: adm@housemag.com.br


Isso parece brincadeira, mas não é.  E sabe por que não é brincadeira? Porque esse país não é sério. Tudo bem, eu sei que você é sério, mas você é uma excessão.
Veja só os pré-requisitos! E as características? Flexível e descolada. O que vem a ser isso? Me arrisco até a perguntar a você que está lendo esse post:  e então, és uma mulher descolada e flexível, hem? No teu caso, leitor, tua companheira pode se candidatar para a vaga e dizer ao contratante: me contrata, cara, sou descolada e flexível? Não?!


O mais interessante é que a vaga de estágio foi direcionada para a "mulherada" do jornalismo, mas em nenhum momento foi pedido qualificação jornalística. Isso mesmo, até porque ter uma boa redação não é exclusividade de jornalistas. Até agora eu, na inocência própria dos ignorantes, não sei bem o que a empresa quer. Se bem que uma coisa eles deixam claro, nas entrelinhas: precisa ser estagiária. Razão: o salário será baixíssimo.


O Sheid, meu cachorro, ficou nervoso, achou o anúncio preconceituoso e ameaçou enviar um curriculum. Eu tratei de tirar essa idéia estapafúrdia da cabeça dele. Obvio, se ele fosse, ao menos, uma cadela.

3 comentários:

  1. É bricadeira!!!!!!!
    Gilead, pior do que o Sheid nã ser cadela é ele ter que ouvir musica eletrônica.
    Mas pode ter certeza que vai chover cadela atrás desse "emprego".

    Ótima análise

    ResponderExcluir
  2. poisé Gile... a vaga é bem direcionada, e específica, demais até. Mas na real não acho que seja das piores não. ora bolas, o cara pelo menos foi direto. Pelo anúncio podemos saber como é e, como é inclusive a postura da publicação. Deve ter leioteres, é claro, para ele abrir mais uma vaga. Então, acho que cabe a nós nos prguntarmos, como que algo desse tipo pode ser lido?!? Se pode ser lido precisa de "profissionais" para produzir. E este é o mercado meu velho, :D

    ResponderExcluir
  3. Pois então caro colega, flexível e descolada é nada mais do que ser fácil, se é que me entende !!!! Eu não sei o que o inglês tem a ver, talvez seja para disfarçar o gostos... e por aí vai. Ridículo mais é a realidade da nossa profissão!!!! Põe na tela amarelo !!!!!!!!

    ResponderExcluir