Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Hospital lucra 1.600% em cada xerox

Cena um: Cidadão descobre que está com câncer.
Cena dois: Após primeira sessão de quimioterapia é orientado a procurar uma clínica para fazer o implante de um cateter.
Cena três: O octogenário busca uma que tenha convênio com o plano de saúde dele.
Cena quatro: A clínica conveniada indica um médico do seu quadro.
Cena cinco: O médico marca o local e a data da cateterização. Será em um hospital particular.
Cena seis: Dois dias antes da pequena cirurgia a esposa do ancião recebe um telefonema da clínica. A secretária avisa que haverá um custo: R$ 750,00.
Cena sete: Esposa da vítima – depois explico o “vítima” – pede recibo e prontuário do marido para tentar ressarcimento por parte do plano de saúde.
Cena oito: Filha do casal vai pegar, três dias depois, o prontuário.
Cena nove: Hospital cobra R$ 5,00 pela xerox do documento. São três folhas de papel ofício. Cada xerox sai por R$ 1,666



          Eu chamo isso de banditismo. Com todas as letras. Veja que o catarinense dirigiu-se a uma clínica conveniada. A desonesta clínica mandou o enfermo para ser atendido por um médico que não tinha convênio. E não falou sobre o custo com o doente, muito menos com a esposa dele, que era quem estava cuidando do marido. Marcaram a data da colocação do cateter e continuaram mantendo o segredo quanto à despesa. Você deve imaginar, paisano, a ansiedade de um padecedor de câncer que está fazendo quimioterapia. Tanto ele como os familiares ficam fragilizados. E os médicos sabem disso. As clínicas também sabem.

          Dois dias antes da colocação do cateter a secretária do hospital liga para confirmar a microcirurgia e só então dá-lhe a facada. A essas alturas o escularápio (mistura de esculápio com larápio) sabe que o doente não desistirá mais. Depois do assalto o hospital de Florianópolis tem a cara de pau de cobrar R$ 5,00 por três xerox. Meu Deus do céu, uma fotocópia não é mais do que R$ 0,20. Os caras têm coragem de cobrar um valor desses! Cada cópia saiu por R$ 1,6666. Tomem nota: R$ 1,666. O lucro dos malandros em cima de cada fotocópia é de 830%. E olhe que tem xerox de R$ 0,10. Nesse caso o ágio é de 1600%. Não esqueça que quem cobra R$ 0,10 já está tendo lucro.

          Por isso eu chamei o paciente de vítima. É uma verdadeira quadrilha que assalta com bisturi. E depois querem falar mal do vereador, do prefeito, do deputado, do governador, do senador e do presidente da república. Corja de bandidos. Insensíveis ao sofrimento alheio. Evidente, patriota, que não estou generalizando. Tenho clara convicção de que ainda há médicos que valorizam a ética. Não me refiro a esses.  Se você sabe de algum abuso por parte de médicos e hospitais, por favor, me avise. Mande um email que tentaremos apurar e, quem sabe, fazer uma matéria.

Um comentário:

  1. DAE GILI,

    Semana passada, eu com uma p dor nas costas, fui ao plantão de uma clínica, conveniada ao meu plano. Após a consulta, saí com o dever de casa, de fazer uma ressonância para ver "qualé o pobrema"... Ressonância feita, voltei à clínica para mostrar a bendita ao médico e receber meu tratamento, mas, o médico que me atendeu, não estava no plantão - nem havia possibilidade de me informaram quando era o plantão do Exmo. Consulta com o cara? Só para dali 20 poucos dias... Resultado? Queriam me cobrar nova consulta, em emergência (que acredito que deva ter mais repasse do plano de saúde) para eu mostrar o exame para outro médico... pode? Para retorno de exame? Pode?
    Não admiti. Me mandei sem atendimento.
    Sem mais comentários...
    Abraço, Rangel

    ResponderExcluir