Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Acabou o inverno


     O inverno acabou hoje. Isso mesmo; mais precisamente às 11h40. Caso algum mal-acabado tenha dito algo diferente, asseguro: errou. Ou você acha, simpatia, que a estação da neve em São Joaquim se foi no dia 22 de setembro? Necas trepas de pitibiriba, jacaré. Isso é papo de professora do primário. Acho até que, hoje em dia, só a piazada da pré-escola cai nessa conversa. Um leitor mais apegado às formalidades dirá: “negativo, seu Gilead, é uma questão de subdivisão do ano baseado em padrões climático”. Como diria este camarada aqui quando criança – pois agora aprendeu a conjugar quase dez verbos -: péra, péra, péra.  Se as estações são baseadas no clima, no meu querido nordeste só tem duas, a sem chuva e a com um pouquinho de chuva.

     Lembro como se fosse hoje o dia em que estudei, pela primeira vez, essa matéria esquisita. Imagine, meu amigo, quarenta crianças dentro de uma sala, quase quarenta graus lá fora, e uma senhora de meia idade explicando que são quatro as estações do ano. Até ali, as únicas estações das quais eu ouvira falar eram as de trem. E bastava. Agora vinha aquela tia me empurrando mais inutilidades na cachola. Quase não dormi naquela noite. Internet não tinha. Ora, quatro décadas atrás não havia nem computador. Se bem que, no sítio onde eu morava não tinha energia. Tivesse energia e um computador vagabundo eu teria virado morcego, até achar sentido para o que a pedagoga ensinara. Naquela noite quase insone, decidi: “vou fingir que acreditei no que a teacher disse, embora eu saiba que é uma invenção de adultos”. E me perguntei: “será que quando eu crescer vou entender o que é esse negócio de quatro estações?”.

     Hoje em dia, analiso o que ouço a partir da minha realidade. Não adianta o telejornal dizer “às 6h04 desta manhã começou a primavera”, se eu preciso, antes de subir na motocicleta, botar uma camiseta de algodão, outra de lã por cima e depois a jaqueta. Sem falar na luva, claro. Nesse caso, amizade, para mim continua inverno. Hoje, entretanto, foi diferente. Saí de casa de calça jeans, camiseta e tênis. Agora, sim, acabou o inverno que demorou quase oito meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário