Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Chega de cachorro


     Você, por acaso, tem um galinha em casa? Daquelas toda cheia de pena, com um baita bico e que bota ovo? Pois é, não tem. “Como é que vou ter uma galinha, se moro num apartamento, Gilead?”, esbraveja o leitor mais irritado. Tendo, respondo. Simples assim. Passe em uma agropecuária qualquer e compre um filhote. Três reais, não mais do que isso. Aí basta um pouco de ração, todo dia, e três meses depois ela estará pondo. Como bônus pela tua aquisição, a penosa vai devorar os restos de almoço e janta da tua mesa. Opa, vais produzir menos lixo. Ela não exige maiores cuidados. Água, pouca coisa, e comida – incluindo tuas sobras, como já disse. Após noventa dias, ou até menos, terás um ovo caipira todo dia. Não daqueles ovos envenenados de hormônios que compras no supermercado. Por ser um animal de hábitos saudáveis, não gastarás com pet-shop. Xampu, nem pensar. Roupinha para proteger do frio? Não é necessário; as penas são agasalhos naturais da bicuda. Vem no pacote que custou três reais. 

       Ah, teu vizinho de apartanil não vai ficar de saco cheio com o barulho. Claro, galinha, diferente dos cachorros, não faz tem a garganta ligada no volume máximo. Sim, quando põe ela até dá umas cacarejas mais altas. Normal, quando fazemos algo bom também gostamos de divulgar. Caso queiras levar a bonitona para passear, podes colocá-la dentro de uma mochila. Deixe só a cabeça dela para fora e pronto. Ninguém no elevador vai alegar que está correndo risco de ser atacado. E a maior sacada – e é claro que, inteligente como és, já percebeste que faço campanha pela galinha em oposição aos cães – é que ela não urina nas colunas e paredes dos prédios. Sim, porque não vejo um dono de cachorro que lave o xixi do animal dele. Outro idiota que o faça. E como o dono de cão sabe que tolo é o que não falta, deixa o latidor aguar as plantas dos jardins alheios, lavar os pneus dos carros – dos outro, evidentemente – e outras “cositas más”. 

       Vamos deixar claro que não sou contra alguém ter cachorro. Vários amigos meus têm. E eu curto isso. Mas daí a socializar um problema é algo bem diferente. O único inconveniente da galinha são os excrementos. Uma caixinha com serragem, porem, resolve o caso. Você, nesse caso, pode optar por uma fralda. E fraldas, meu caro, precisam ser trocadas. Assim como síndicos, chefes e políticos – e pela mesma razão, como bem alertou Eça de Queiróz. Se bem que o escritor português referiu-se apenas aos políticos, mas acho que ele esqueceu de anotar as demais categorias de profissionais que carecem de substituição. Voltando às galinhas, posso garantir que o animal de estimação perfeito para os grandes centros urbanos é a fêmea da espécie Gallus gallus domesticus.  Faça um teste, amizade. Adquira já seu exemplar e divirta-se. Ou vossa senhoria já não cansou de tanta cachorrada?

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bem intencionado seu texto meu caro!Porém, temos que pensar nas épocas festivas, tais como, Ano Novo, Carnaval, feriados prolongados em que nossas ruas ficam uma "fedentina" só, e essa sujeira é causada pelos hunanos e não pelos caninos. Aproveitando sua sugestão, faço aqui minha manifestação para que a Prefeitura distribua gratuitamente nessas épocas festivas não só camisinhas às pessoas, mas também fraldas aos beberrões que não seguram a vontade de urinar e ainda se consideram "racionais, dizem que "sabem ler" que "têm educação" e nem com tudo isso se encaminham até um banheiro público ou químico para urinarem fazendo suas necesidades fisiológicas nas ruas, postes, muretas de prédios, pneus de carros e se bobear até nas nossas pernas.Não esquecendo dos saquinhos de lixo.Além da cidade ficar entulhada de lixo que jogam nas ruas e nas prais e correm para os mares.Com isso sim devemos nos preocupar

    ResponderExcluir
  4. Desprezível esse seu texto... vc defecou pelos dedos com essa cronica horrorosa... muito pior q os cães são seres humanos q andam cagando e andando por onde passam, agora no carnaval tem muita getne mijando em tudo q é lugar, bem pior q cachorros... vomitando... fazendo sexo no meio da rua.. isso sim é nojento, não nossos caes q com certeza são mais limpos q vc, seu verme.

    ResponderExcluir
  5. os cães são anjos que Deus colocou na terra
    são os únicos seres que amam incondicionalmente
    se vc não gosta de cães, tenho muita pena da sua alma. vai pro inferno, sem escala

    ResponderExcluir
  6. Porque não pega uma galinha e coloca na sua cabeça pra ver se ela caga em cima seu babaca.

    ResponderExcluir
  7. Já teve uma galinha dentro de seu apartamento querido vizinho?Faça o teste vc. primeiro. Bem, já tive uma casa com quintal bem grande e posso te dizer que apartamentos não são o lugar ideal para elas, a sujeira é 10 vezes maior que a de um cão e galinhas circulam e ciscam, patos então....pior, que tal gansos????São excelentes para gurdar a casa!A violencia não está fácil!!!!Mas se quiser ser cobaia. te dou a maior força, depois de um ano me conta como foi a experiência, ok? Quanto a urina de cães , concordo com a colocaçao que os homens urinam direto, vamos colocar fraldas eneles tb?
    Claudia Corbal

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente temos LEITORES analfabetos em INTERPRETAÇÃO de TEXTO. Sendo assim postam comentários deploráveis. Pelo que entendo a crônica critica O SER HUMANO que tem cachorro e que não sabe cuidar dos mesmos. É só isso. Prova disso eh a crônica masi recente em que o autor adotou duas cachorras de rua. Agora quem cag.... na cabeça de vocês foi ele. Para quem sabe ler, vê-se que o autor do Blog sempre foi mais adepto de animais do que de seres humanos. Se vocês forem seres humanos diferentes daqueles que vocês descreveram em seus comentários, fariam outros comentário pedindo desculpas ao dono do Blog, coisa que eu duvido muito se considerarmos o conteúdo das críticas. BOSSAIS!!!...

    ResponderExcluir