Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

quarta-feira, 24 de março de 2010

Vou virar bandido; porque agora eu sou apenas um viciado!

Entrevista com um viciado em crack encaminhado ao presídio de São Pedro de Alcântara (grande Florianópolis) depois de ter ficado três meses preso na Central de Polícia da Capital.

1-Por que você foi preso?
Eu fui pego com 12 pedras de crak.

2-Você, então, é traficante?
Não eu sou usuário; as pedras eram para consumo próprio.

3-Tinha passagem pela polícia antes?
Sim mas fiquei apenas duas horas. Bobagem.

4-Você tem emprego?
Não.

5-Como sustenta o vício?
Minha mãe me dá dinheiro.

6-Quantos anos você tem?
37.

7-E porque não trabalha?
O vício não deixa. Já trabalhei, mas agora não consigo mais emprego, daí a minha mãe me arruma para eu não roubar.

8- Você já roubou para comprar droga?
Não porque a minha mãe me dá. Quem usa crak vira ladrão; se for mulher vira puta.

9- como é que é saber que vai ficar dois anos numa penitenciária?
Dois anos e meio.

10- Pois é, dois anos e meio?
Normal (riso de incerteza e medo). Lá será melhor do que aqui.

11- Por quê?
Porque aqui ninguém me respeita. Lá o preso respeita o outro.

12- Mas andam acontecendo umas mortes por lá?
Marre quem deve. Quem fez o mal aqui fora. No meu caso não tem problema, vai dar tudo certo.

13- você acha que será recuperado?
Não, vou sair mais revoltado do que já sou. Vou virar bandido, porque até agora eu sou apenas viciado. Eles lá não recuperam ninguém.

14- como é saber que vai ficar todo esse tempo lá?
Sentirei saudade dos amigos e (pausa)... Da minha mãe.

15- ela está sofrendo muito com essa situação?
Sim ela sofre muito, mas nunca me deixa. Ela ia sempre me visitar, levava comida e uns trocados. Ela ta muito triste. Nessas horas só a mãe da gente fica com a gente, ninguém mais.

16- e seu pai?
É falecido

17- você não se sente mal por colocar sua mãe nessa encrenca?
Eu sinto muito remorso, muito remorso mesmo, fico triste (baixou a cabeça).

18- se você parar vai ajudá-la; porque não para?
Não sei. Fiquei três meses na cadeia e não usei, mas quando saí já fui atrás. Não consigo deixar

19- você não acha que está se matando aos pouco?
Acho, acho.

20- você quer morrer?
Não(responde de prontidão)

21- você tem alguma mágoa, alguma tristeza que te faz infeliz?
Sim. Uma grande mágoa.

22- é de família?
Sim, mas não vou falar sobre isso. Vocês mechem com a gente aqui (aponta para a própria cabeça e ri com muita tristeza no olhar. Vai se afastando de mim parecendo um animal acuado).

Um comentário:

  1. é um caso de muito triste, já q se sente assim se avaste!

    ResponderExcluir