Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Troca-se uma bússola por um hambúrguer


     Nem existia a bússola e as pessoas já buscavam um norte para suas vidas. Um rumo certo, uma saída ou uma simples refeição. Eu mesmo, desde que andava só de calção escutava minha mãe falando de um ideal. Para quem já mora no norte, o norte é invertido. Caí no sul. Pura lei da gravidade – Newton já sabia. E andando pelas ruas de Natal, Rio de Janeiro ou de Floripa, deparo-me com as mesmas caras, os mesmos olhos buscando, buscando, buscando. A coisa é meio instintiva. O camarada já vem ao mundo "pixcurando" um não sei o quê. E passa a perseguir um cheiro, um prazer ou um milhão de dólares. E alcança.O pior é que alcança.

     Um belo dia a mãe de família, bem casada, quinze filhos nas costas, entra no supermercado, olha para um cidadão que tem uma barriga de nós todos e sente um tremor nas pernas. O coração da mulher, calejado de tantas buscas não deixa dúvida: é esse o homem da minha vida. E ela nota que passou a vida buscando o certo e achou o errado. O mal estava sacramentado. O cara para numa lanchonete com o intuito de matar a fome com um lanche rápido. Num lugar que nunca havia ido antes, embora tivesse passado na frente incontáveis vezes. Quando olha de lado vê uma dama de mãos dadas com um guri que não tem ainda sete anos. Depois de uma consulta ao coração, ele sabe que está diante da mulher dos seus sonhos. E agora José? A festa acabou, meu nobre. Tanto ela quanto ele não souberam ler o que diabos suas bússolas diziam há dez, quinze, vinte anos.

     O danado do rumo certo, daquele norte que minha mãe disse ser legal, é um desconhecido que anda disfarçado. E por isso erramos tanto quando decidimos. Hoje, com quatro décadas na cachola, costumo torcer o bico quando me convidam a um casamento. Festa, juras de amo eterno, bússolas desorientadas. E lá se vão mais duas vidas para o leste, depois de terem embarcado no trem que leva ao oeste. É, meu caro, minha cara, se o senhor ou a senhora tem mãe, assim como eu tenho dona Margô, que tal pedir a bússola dela emprestada? Ou então, contente-se com um hambúrguer. 

Antiga estação de Canoinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário