Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

terça-feira, 6 de abril de 2010

Professores britânicos podem usar a força contra alunos

          O Secretário de Estado para as Crianças, Escolas e Famílias britânico, Ed Balls, deu uma notícia que agradou, e bastante, os professores súditos da rainha. O comunicado foi feito domingo, 05/03, durante a conferência anual da NASUWT – Sindicato dos professores do Reino Unido. “Os professores devem utilizar a força física para retirar as crianças rebeldes (da sala de aula) e terão, para isso, uma formação em técnicas de imobilização”, disse Balls. Segundo ele os professores terão todo apoio por parte do Estado para disciplinar alunos violentos. Mas será preciso avisar a direção da escola sempre que fizerem isto. É, vivente, não pense que o aluno inglês vai bater no professor e ficar “por isso mesmo”. É interessante a maneira que o sindicato viu a proposta do governo. Entendeu que os professores precisam ter a integridade física preservada, e que do jeito que estava – apanhando de estudantes – não conseguiam educar. E aqui no Brasil?



          Aqui o menor pode fazer o que quiser. Xingar, ameaçar e surrar o professor. E o que acontece? Nada, nadica. O educador que mude de escola, ou que se submeta aos maus tratos. Ou pode, também, se encher de remédios – coisa que muitos fazem. E você, é a favor da medida tomada pelos europeus? Você acha que pode ser implantada no Brasil? Mas não vale responder que a escola tem que formar o caráter do aluno, ao invés de usar a força. Até porque quando a criança chega à sala de aula, já teve uma educação no lar – boa ou ruim. E caráter é bem diferente de educação. E aí, qual seria a solução para o problema enfrentado por tantos professores brasileiros? Também não vale fazer um discurso politicamente correto e jogar a responsabilidade para a sociedade. Seria diluir a culpa. Seria deixar a situação como está. Também não venha me dizer que violência gera violência, afinal a inglesada não ganhou uma carta branca para agredir estudantes dedicados. A ideia é que o professor se defenda e mantenha a ordem.

          Por favor, jacaré, não me diga que é uma medida retrógrada, absurda, animal. Ou vou pensar que és contra a polícia usar arma. E o que é um soldado armado? Um cidadão preparado para usar a violência sob a bênção do estado. Claro, para manter a ordem. Não é para atirar em inocentes. Óbvio, eu sei que nem sempre as coisas saem como esperamos. Mas vivemos em uma sociedade violenta. Basta ver o número de pessoas assassinadas todos os dias, as brigas de trânsito e as apreenssões de armas de fogo. E porque cargas d’agua o professor não pode fazer valer a autoridade e evitar que um pirralho mal educado perturbe a paz na escola? Agora uma coisa precisa ser pensada: o que vem a ser usar a força. Evidente que temos professores desqualificados, transtornados e mal-educados. Como um troglodita desses vai entender a liberdade para usar a força?

Nenhum comentário:

Postar um comentário