O Brasil vai iniciar 2010 mostrando como se evitar quebra nas finanças dos Estados. Como? Não permitindo que os tais Estados sejam banqueiros. Isso mesmo, no último dia 30 o Banco do Brasil incorporou a Nossa Caixa, uma instituição paulista que há muito perdera a razão de existir. 2009 desce ao túmulo abraçado a marca de 93 anos que, apesar de saudável financeiramente, já não era competitiva. São Paulo segue o exemplo de outros estados como, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O Brasil acordou para a realidade e percebeu que não pode galopar rumo ao desenvolvimento enquanto as unidades da federação se deleitam às custas de bancos estaduais deficitários.