Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial
Mostrando postagens com marcador Sanhaçu. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sanhaçu. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Memória, pra quê te quero

          Antes de qualquer coisa: é verdade. Um cidadão de 78 anos parou num famoso café da capital catarinense e deu de cara com um amigo de infância. Ficou emocionado. Fazia quase setenta anos que não tinha notícias dele. Se era vivo, se casara, se concluíra o ensino médio, se conseguira terminar um curso superior. O fato é que ele estava lado a lado com o antigo colega. E nesse caso, é antigo mesmo. Enternecido o ancião perguntou: “Então, lembra de mim?”. Surpreso e sem reconhecer, mas não querendo se passar por caduco arriscou: “Claro, é o Paulo”. O outro murchou, entretanto deu uma dica: “Estudamos junto quando crianças, rapaz”. Uma vasculhada na memória e nada. Daí a admitir a diminuição dos neurônios a distância era grande. “Lembro, lembro. É o João”, apostou. Jogada errada, dinheiro perdido. “Não, homem. Você não se lembra de mim”, conformou-se o leitor contumaz e fazedor de palavras cruzadas. E abriu o jogo: “Eu sou Honório, camarada. Estudamos juntos no primário, lembra agora?”. Cheio de ternura o esquecido admirou-se: “Honório, homem de Deus, você não mudou nada”.

Pois é.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sanhaçu-fêmea

          Hoje acordei por volta das seis e meia. O sol estava preguiçosamente abrindo os olhos por trás dos morros que cercam minha janela. Sempre que estou no sítio eu acordo antes do astro-rei, isso deixa o dia mais comprido e aproveito melhor o tempo longe do stress urbano. Meu primeiro ato é dar comida aos pássaros. Em seguida sento na varanda e fico observando a festa que eles fazem. E que festa! Em meio aos pousos e decolagens dos plumados um sanhaçu me chamou a atenção. Estava acompanhado de sua digníssima, a senhora sanha... sanha... ah, não sei como chamá-la.