Comprou o terreno no melhor local que o bolso viu. Construiu a casa aonde iria morar até ficar com os cabelos nevados, as juntas encarangadas e a voz sonolenta. Numa rifa ganhou a companheira amada, idolatrada, salve salve do Brasil. Tudo bem, tudo bem, não conheceu a mulher no jogo. De tão bela, amável e intrépida, a abençoada mais parecia um prêmio. Os pombinhos tinham amigos em quantidade considerada. O homem gostava - e como gostava! – de jogar futebol. Não tinha a menor intimidade, contudo, com o brinquedo que levou o Brasil ao delírio em 1970 no México. Nas peladas, era sempre o último a ser escolhido. E o último, para ser sincero, não é escolhido. Escolhido é o primeiro, é o segundo, é o terceiro. Depois é tudo banana do mesmo cacho. O último, embora nem precise dizer, é o pior de todos. E o nosso amigo era quase sempre o derradeiro. A não ser quando aparecia algum que estava mancando devido ao dedão quebrado. Voltemos à casa.
Utilização do conteúdo
Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial
Mostrando postagens com marcador Copa do Mundo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Copa do Mundo. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
terça-feira, 6 de julho de 2010
Por trás da Seleção Brasileira
Hoje eu torci pelo Uruguai. Torci torcendo. Roendo as unhas. Mentira, não roeria minhas unhas por causa de onze homens de cada lado, brigando por uma bola, como diz sabiamente dona Margarida Maurício. Desejei intensamente que a Celeste Olímpica, como é conhecida a seleção uruguaia, vencesse a favorita Holanda. E, venhamos e convenhamos, se não fosse a arbitragem o time holandês teria corrido sérios riscos de retornar hoje mesmo para Amsterdã. Certo mesmo é que vibrei com os gols do último representante da América do Sul na copa. E, admito, vibrei como não o fiz pela seleção de Dunga. E não pense que deixei de torcer pelo Brasil por causa do zangado treinador. Não; não torci porque entendo que o time que ele treinava não era, nem de longe, um legítimo representante do meu país. Era o time da CBF – Confederação Brasileira de Futebol. O time de Ricardo Teixeira, presidente da entidade. Você sabe, paisano, que tipo de pessoa jurídica é a CBF? Sabe como ela é gerida por Teixeira? Se tens interesse em começar a descobrir o que está por trás da “Seleção Brasileira”, recomendo a leitura de uma síntese do relatório da CPI do futebol, feito pela Câmara dos deputados. Depois me diz por quem você torceu nessa copa. Aqui está o link:
Antes de ler lembre-se que o conhecimento cobra um preço muito alto.
Marcadores:
Brasil,
CBF,
Copa do Mundo,
Futebol,
Seleção Brasileira
segunda-feira, 28 de junho de 2010
O futebol é uma droga pesada
Karl Marx ficou famoso por afirmar que a religião é o ópio do povo. Digo isso porque tem pessoas que só conhecem o barbudo por essa asserção. Elementar, paisano, que ele pensou, declarou e escreveu um monte de coisas importantes, e bobas também. Comparar, no entanto, religião ao ópio foi uma sacada das mais inteligentes. Venhamos e convenhamos, se ele vivesse no Brasil de hoje, mudaria a metáfora. Ao ver uma população surrupiada por algumas centenas de políticos, e mesmo assim festejando um time de futebol em um campeonato que é dito mundial, Marx mudaria. A religião pode ter sido, um dia, o ópio do povo. Hoje quem faz este papel é o futebol. Gente, do céu, o país para. Fica emaconhado diante da televisão. Esquece os problemas. Esquece os hospitais desprovidos de médicos e medicamentos. Esquece das estradas esburacadas e dos impostos que paga. E esquece, esquece, esquece.
Marcadores:
Brasil,
casa de reza,
Copa do Mundo,
Futebol
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Que vergonha!
Antes do início da Copa da África 2010, eu já escrevera que a França não passaria da primeira fase. Acertei em cheio. E por um motivo óbvio: o time é muito fraco. O que eu não imaginava é que o país da torre Eiffel seria representado por peladeiros tão mal-educados. É, paisano, se o selecionado de algum país sul-americano tivesse apresentado um comportamento igual ao dos franceses, todos diriam que era coisa do terceiro mundo. Jogadores e comissão técnica não se entenderam. O técnico era desrespeitado publicamente pelos comandados. O chefe da delegação fez beicinho e abandonou a equipe. Que vergonha. É, dona França, se foi por falta de adeus, até logo.
domingo, 20 de junho de 2010
Os fins justificam os meios
É, paisano, tem certas pessoas que não merecem minha admiração. Com elas eu sou curto e grosso, como se diz no popular. Vou citar algumas. Calma, calma, de certo vossa excelência não faz parte deste conspurcado rol. Detesto quem prendeu o juiz Nicolau dos Santos Neto, o juiz Lalau, como ficou conhecido. O magistrado merecia, e continua a merecer, o respeito e os aplausos de nós cidadãos brasileiros. Ele ficou rico à custa de muito trabalho. E esse fato despertou a fúria dos invejosos. O togado comprou apartamento em Miami, mansão e carros importados. É um exemplo de homem bem-sucedido. É bem verdade que ele usou de meios, digamos ilegais, para fazer a fortuna, mas qual é o problema? Os fins justificam os meios. O que importa é que ele enricou. Por isso eu tenho raiva, essa é a palavra, raiva, de quem contribuiu de alguma maneira com a prisão do idoso. E se depender de mim a justiça deve soltá-lo e homenageá-lo com a impressão de seu rosto em alguma cédula de Real.
Marcadores:
Brasil,
Copa do Mundo,
Crônicas,
Futebol,
Seleção Brasileira,
Sheid
terça-feira, 15 de junho de 2010
Eu vi!
Martinho Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X. Os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram a primeira travessia do Atlântico sul. O Acre foi elevado à categoria de Estado. Pelé e Garrinha estrearam na Copa do Mundo de 1958. Tudo isso aconteceu no dia de Santo Amós. Venhamos e convenhamos, paisano, são fatos que marcaram a história. Cravaram suas garras nos anais do tempo. Dia 15 de junho de um ano qualquer. Mas hoje também é 15 de junho. E o que aconteceu comigo, e com milhares de brasileiros, nunca será esquecido. Nunca. Seleção Brasileira vence a poderosíssima Coréia do Norte pelo placar de dois a um na Copa da África do Sul. E eu vi tudo. Se precisarem de testemunha, podem me telefonar, mandar email ou simplesmente assobiar. Eu direi o que vi. Quase perdi a visão.
Marcadores:
Brasil,
Copa do Mundo,
Futebol,
Pelé
sábado, 12 de junho de 2010
A inveja é uma porcaria
Hoje a seleção Argentina estreou na Copa do Mundo 2010. Ganhou, como eu já esperava. Durante a partida fiquei zapeando entre os canais HD que transmitiam o jogo. Quando os hermanos fizeram o gol - numa jogada ensaiada -, um comentarista tratou logo de desmerecer nossos vizinho. O cidadão achou uma falta que, de coração te digo, paisano, não vi. Ao invés de aceitar a maneira ofensiva e bonita de jogar do time de Maradona, o profissional da emissora achou melhor encontrar defeitos. Que inveja!
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Seleção Brasileira; o que é isso?
Aproveitando a Copa do Mundo 2010, pergunto:
1 - Quem disse que a seleção comandada por Dunga, e pertencente a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é, de fato brasileira?
2 - Você, paisano, sabe de onde vem, ou para onde vai o dinheiro da CBF?
3 - Você sabe, patriota, como são feitos os contratos entre a CBF e as empresas patrocinadoras da “Seleção Brasileira”?
4 - Você, me permita a intimidade, já viu algum concurso para preenchimento de cargos da CBF? Se ela pertence ao Brasil, o concurso é a forma legal de fazer parte do seu quadro de funcionários.
5 - Sabe quantos anos pode durar o mandato do presidente da CBF? Vale ressaltar que o presidente da República só pode governar o país por, no máximo, oito anos.
6 - Você já votou para presidente da CBF? E para técnico?
7 - Você sabe quanto ganha o técnico da seleção brasileira? E o auxiliar técnico? E o médico? E o fisioterapeuta?
1 - Quem disse que a seleção comandada por Dunga, e pertencente a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é, de fato brasileira?
2 - Você, paisano, sabe de onde vem, ou para onde vai o dinheiro da CBF?
3 - Você sabe, patriota, como são feitos os contratos entre a CBF e as empresas patrocinadoras da “Seleção Brasileira”?
4 - Você, me permita a intimidade, já viu algum concurso para preenchimento de cargos da CBF? Se ela pertence ao Brasil, o concurso é a forma legal de fazer parte do seu quadro de funcionários.
5 - Sabe quantos anos pode durar o mandato do presidente da CBF? Vale ressaltar que o presidente da República só pode governar o país por, no máximo, oito anos.
6 - Você já votou para presidente da CBF? E para técnico?
7 - Você sabe quanto ganha o técnico da seleção brasileira? E o auxiliar técnico? E o médico? E o fisioterapeuta?
Eu quero descobrir, e vou fazer isso, quem foi o cara que inventou esse papo de registrar um time de futebol com o nome de um país. O cidadão foi muito artista. Mais artista ainda é quem perpetua essa falácia. Sim, porque tem gente se dando bem com essa estória. Falando em artista, se há artista, há mocinho. Se há mocinho, há bandido. Se os homens que comandam o futebol são mocinhos (artistas), quem é o bandido? Eu? Tô morto. Viva a o Brasil!
Marcadores:
CBF,
Copa do Mundo,
Futebol,
Seleção Brasileira
terça-feira, 8 de junho de 2010
Fraça eliminada na primeira fase
Se você torce pelo herdeiros de Michel Platini, meus pêsames.
A França vai cair na primeira fase.
Veja meus palpites sobre os timecos que passarão para as oitavas:
A França vai cair na primeira fase.
Veja meus palpites sobre os timecos que passarão para as oitavas:
terça-feira, 11 de maio de 2010
Dunga não gosta de futebol bonito
É uma pena que o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, não tenha se espelhado em equipes vitoriosas, como a de 58. À época, a comissão técnica convocou Pelé, jogador do Santos, que tinha apenas 17 anos. Não levou o garoto para ser titular, mas o time só deslanchou quando ele entrou em campo, ao lado de Garrincha. Agora o time da Vila Belmiro tem Neimar e Ganso jogando uma barbaridade. Dunga, o zangado, desprezou o talento e o encanto dos dois. Preferiu Júlio Batista e Grafite. Mas o treinador não está, por incrível que pareça, fadado ao fracasso.
Marcadores:
Brasil,
Copa do Mundo,
Dunga,
Futebol
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Copa de 74; Rivelino não valia nada!
Dois amigos meus estavam conversando e achei o papo interessantíssimo:
- Tu conheces alguém que esteja colecionando figurinhas da Copa do Mundo?
- Eu, cara.
- Pô, rapaz, estou com um bolo de figurinhas duplicadas para trocar.
- Ah, mas a minha coleção é virtual.
- Como assim, virtual?
- Eu tenho um álbum na internet e todo dia ganho um pacotinho com figurinhas.
- Mas não tem graça nenhuma. Como é que você vai jogar “bafo”?
Antes que alguém me insulte, não sou fissurado em colecionar figurinhas. Muito menos de homens. Menos ainda de malas. Contudo não posso esquecer que fui criança, um dia. Há quem diga que ainda sou. Tomo isso como elogio. Meu sogro costuma me chamar de menino. Acho ótimo. Sem contar que o maior homem que pisou este torrão, onde vivemos, aconselhou-me a ser como as criancinhas. Não, não estou falando de Maomé. Dalai Lama?, também não. Alan Kardec?, errou por muito. Nem foi Pelé, nem o Papa e muito menos Lula. Como essa crônica não é sobre religião, voltemos às figurinhas.
Marcadores:
Bafo,
Copa do Mundo,
Crônicas,
Futebol,
Lula,
Papai Noel,
Pelé,
Seleção Brasileira,
Zagalo
Assinar:
Postagens (Atom)