Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial
Mostrando postagens com marcador Vasco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vasco. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Convite aos estudantes e simpatizantes


     Aproveitando a onda do “xô polícia”, conclamo aqui a classe estudantil a mais um movimento democrático, educativo e panfletista. E espero que os alunos de seja lá o que for que ora lêem este post saibam ao menos o significado de conclamo. Teve um colega meu na faculdade de jornalismo que botou em um texto três ou quatro palavras diferentes de comida, bebida, sexo e droga. Metade da turma não entendeu o contexto, dez por cento sacou o texto e só ele mesmo ateve-se ao subtexto. Não é à toa que uma pesquisa divulgou que “os estudantes de Comunicação Social têm pior desempenho na escrita do que os universitários da área de exatas, como engenharia, por exemplo”. Um teste feito com acadêmicos de cursos diversos incluía um ditado com 30 palavras e admitia até seis vacilos. 65,5% dos alunos de Comunicação foram reprovados. É que as palavras eram quase que desconhecidas para a maioria deles. Vou citar cinco das tinhosas: desajeitado, autorizar, exceção, seiscentos e anexo. Então, para evitar desconfortos vernaculares, explico antecipadamente que “conclamo” vem do verbo conclamar - bradar ou clamar protestando contra ou reivindicando algo. Vamos à minha proposta.

     Ontem, no jogo do Vasco da Gama contra o Universitário do Peru, trocentos policiais militares entraram em campo para evitar uma briga generalizada entre os atletas. Numa cidade violenta como o Rio de Janeiro o lugar da polícia não é a rua? Clubes, jogadores e empresários não deveriam cuidar da segurança em seus estádios, já que são eles os que enchem o bolso com a dinheirama jorrada nos negócios e negociatas futebolísticas? Vamos lá, estudantes do Brasil, vamos pedir a expulsão da PM do campo. Onde já se viu isso? Enquanto a população é depenada, os policiais cuidam do interesse dos clubes de futebol. E será uma manifestação fácil de ser feitas pelos estudantes. Até os alunos de jornalismo poderão participar. Coloquem faixas com palavras de ordem e pronto. Mesmo erradas, todos vão entender. “Chô puliça” vale. Só não vale pedir para a cocaína entrar em campo. No gramado, no máximo o craque.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Cruz de Malta é o meu pendão

     Depois de onze anos sem conquistas no cenário nacional, o Vasco da Gama sagra-se campeão da Copa do Brasil 2011. O grito calado dos torcedores vascaínos só largou a garganta depois da última apitada do árbitro. Iludido, o Coritiba até que tentou - contando inclusive com o os pontapés e os socos do atacante Bil -, mas vai ter que esperar. Infinitamente superior, o time carioca fez um gol logo no primeiro ataque e passou a dominar as ações. Em duas falhas da, até então, irretocável defesa, levou a virada. No segundo tempo, contudo, tratou de igualar o marcador. Mesmo sem jogar bem, querendo vencer na base da força, os paranaenses conseguiram o terceiro gol após um desvio mal feito do capeão. Eder Luiz, melhor jogador em atividade no Brasil ontem à noite, ainda entortou três marcadores do Coxa e presenteou Bernardo, mas o moço parou no goleiro Edson Bastos.

Parabéns, Vasco da Gama. Parabéns torcida cruzmaltina. Agora é só aproveitar o Brasileirão para treinar. A Libertadores 2012 já tem um candidato. Resta comemorar com os vencedores:
  
Vamos todos cantar de coração
A Cruz de Malta é o meu pendão
Tu tens o nome de um heróico português,
Vasco da Gama, a tua fama assim se fez!

Tua imensa torcida é bem feliz
Norte e sul,
Norte e sul deste Brasil
Tua estrela, na terra a brilhar, ilumina o mar!

No atletismo és um braço;
No remo és imortal;
No futebol és o traço de união Brasil-Portugal!

No atletismo és um braço;
No remo és imortal;
No futebol és o traço de união Brasil-Portugal!



 


quinta-feira, 26 de maio de 2011

By, by, Avaí

     Meia noite e quinze. A madrugada da quinta feira está começando e a Avenida Beira-Mar Norte entra em ebulição. Biiiiiiip-biiiiiiiip-biiiiiiiip, fooooom-foooooom-foooooom. Essa barulheira é comum quando o Avaí joga – e ganha, claro. Os torcedores do time da Ressacada costumam sair em buzinaço pela área mais charmosa de Floripa. Hoje, entretanto, o motivo é outro. O Vasco da Gama sepultou os planos dos catarinenses. A equipe carioca humilhou os comandados do técnico Silas. O placar não retratou a superioridade vascaína. Tivesse o Vasco feito a metade das claríssimas chances de gol que teve e teria metido seis no Avaí. Os moradores da região fecharam a matraca e foram dormir. Já os torcedores cruz-maltinos soltaram o grito e as mãos. Mãos que não cansam de apertar a buzina.

     E foi uma derrota dupla para os torcedores do Avaí. É que todos os avaianos que conheço torcem também pelo Flamengo. Todos, não. O Rafinha, peladeiro da AABB, e o Zico, primo da minha mulher, são vascaínos. Os demais, são rubro-negros até a alma. Aí você já viu, né. O cara torce pelo Avaí e pelo Flamengo, enfrenta o Vasco em Florianópolis, toma um sapeca-iaiá... huuuum. Até parte da imprensa esportiva – como é chamada a turma que trabalha com futebol – é declaradamente flamenguista. E já contavam com a vitória antecipada. Escutei vários colegas meus alardeando que o Avaí golearia o Vasco. E a torcida avaiana, assim como a flamenguista, não pode ganhar um jogo que já acha o time o melhor do planeta. Deu até dó.

     E de nada adiantou a estratégia do Avaí de dar bordoada. Quanto mais batiam, mais dribles levavam. Marcinho Guerreiro, o xerifão de Floripa, ficou até zonzo; só chapéu ele tomou três. Parecia uma avalanche preta e branca no gramado da Ressacada. O melhor em campo, evidente, foi o goleiro Renan do Avaí. Não fossem as boas defesas do moço e a goleada teria sido histórica. Nem o comentarista de futebol da Rede Globo – o flamenguista Júnior – parecia acreditar. Com a voz taciturna, deixava claro a tristeza que sentia. Pobre Júnior, não adiantou secar o adversário. Foi uma partida perfeita dos vascaínos. Arrasaram o Avaí. Não foi só pela vitória, mas como ela veio. Os catarinenses não tiveram a menor chance. Só jogaram alguma coisa quando o time de São Januário entendeu que a vitória estava garantida. Ao Avaí, resta saber que tem um bom time e pode fazer uma campanha razoável no Brasileirão. Já a torcida vascaína de Floripa pode preparar a buzina que o título vem aí.

sábado, 26 de março de 2011

O mundialito é mesmo da Fuzarca

"Vamos todos cantar de coração
a Cruz de Malta é o meu pendão".

     Depois de 10 longos anos, o hino do Clube de Regatas Vasco da Gama voltou a tocar em rede nacional. O trem-bala da Colina, como o time vem sendo chamado, acabou de vencer o poderosíssimo Sporting de Portugal e sagrou-se campeão do Primeiro Mundialito de Futebol de Areia de Clubes. Não querendo cair na vala comum: eu já sabia. Argumento: ontem, na semi-final, o Vascão depenou o Urubú da Gávea. Ora bolas, alí foi a final. Após ganhar do time de Zico e da Rede Globo, lógico que seria campeão. O Sporting, meus caros, parece que passou a noite na farra. Já entrou em campo cansado. Os comandados de Roberto Dinamite - que estava lá - não foram ameaçados. Nem mesmo quando levaram o primeiro gol do jogo e tiveram que virar. Aos atletas, bastou lembrar que "o Vasco é o time da virada". Foi só correr para o abraço. Algum analfeto em futebol dirá: "4X2 não é um placar tão arrasador". Nesse caso, serei obrigado a informar que os gols dos portugueses foram doados - isso mesmo, doados - pelos vascaínos. Aquela questão histórica, sabe? O Vasco é um time fundado pela colônia portuguesa, tem um laço ultramarino com nossos colonizadores e deu uma mãozinha.

     Vasco campeão. Ficaram pelo caminho, Milan, Barcelona e Santos, só para citar algumas das esquadras que participaram do certame. Vou te confessar: só em não ser o Flamengo o campeão, já é uma grande festa para mim. Caso contrário, eu teria que suportar o Rivelino, um colega meu de pelada, enchendo o saco de tudo e de todos. E a turma da Globo? Ô cambada de chatos. Torcem descaradamente pelo Flamengo. Passariam o resto do fim de semana alardeando "Flamengo campeão do Mundialito de clubes". Ainda bem, Vasco, que você ganhou. E teve eleito o melhor jogador da competição, o uruguaio Pampero. No fim os jogadores vascaínos comemoraram: "Casaca, Casaca, Casaca, saca, saca, a turma é boa, é mesmo da Fuzarca". E o hino do Vasco voltou a ser tocado na televisão. E olhem bem, acho que esse hino pode ser tocado outras vezes, hem. O Vasco está se organizando e montando uma forte equipe no futebol de campo. Pode surpreender muita gente.

Parabéns, Vasco.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Botafogo humilha Flamengo, e é campeão carioca

          O Botafogo é o dono do Rio. E com muita justiça. Provou, para os incréus, que o pior pode ser o melhor. Quem, no Brasil varonil, apostava na Estrela Solitária antes do campeonato começar? O Fogão era o patinho feio entre os grandes cariocas. Chegou a ser achincalhado quando perdeu para o Vasco da Gama por seis a zero. Entretanto é na derrota que se forja o vencedor. E o time dirigido por Joel Santana nasceu depois de ser chacinado pelos inimigos – horda cruel abençoada por São Januário. O torcedor botafoguense foi humilhado por todos, e em todo lugar. Por mais vagabundo que fosse o campinho de pelada, não aceitava ser pisado por um sofredor usando camisa com listras verticais pretas e brancas. Mas o selecionado herdeiro de Garrincha tinha brios, e, como uma fênix, ressurgiu para conquistar o título de campeão e fazer a torcida alvinegra cantar: “Botafogo, Botafogo, campeão desde 1910”.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cala a boca, rapaz

          “Avaí, meu Avaí, tu já nascestes campeão”. Então tem mais é que ficar quieto. Óbvio, nem o time do Guga, nem os torcedores, devem crucificar a arbitragem do jogo de ontem à noite, no estádio Olímpico em Porto Alegre. A equipe azul e branca de Florianópolis perdeu o jogo e a classe, na província gaúcha. Sem razão, diga-se de passagem. Um amigo meu, o Rafael, chorou a noite toda. Não conseguiu dormir. E hoje cedo abriu o coração no meu ouvido: “O Alicio tinha que ser preso”. Alicio Pena Júnior, se você não sabe, foi o apitador do embate. Entretanto, outro amigo meu tratou as feridas do Rafa: “Cala a boca, rapaz, quem errou foi o bandeirinha. E mesmo assim foi um erro comum”.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vasco 0X0 Adversários

          O Vasco da Gama está eliminado do Campeonato carioca de 2010. E, venhamos e convenhamos, não poderia ter sido diferente. No primeiro tempo do embate o time cruzmaltino teve 65% de posse de bola. Uma superioridade homérica. A sorte dos rubronegros era que o campeão da Série B de 2009 tinha um calcanhar de Aquiles – a zaga. E quando falo em zaga não me refiro ao sistema defensivo; não. Estou falando, mais precisamente, de Tite. Não quero faltar com respeito ao rapaz, mas ele precisa melhorar muito. Thiago Martinelli até que joga bem, todavia pode aprender a marcar o atacante ao invés de ficar olhando a bola. Entretanto a sorte maior da equipe dirigida por Andrade foi o destino previamente traçado do clássico.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O cartório e o prego. Ou será o cartório prego?

- Ai, alguma coisa furou meu joelho.
- O que pode ter sido?
- Acho que foi um prego.
- Mas como, um prego? Aí não tem prego.
- Foi um prego, sim, inclusive está sangrando; pouco, mas está. Deixa eu me abaixar aqui pra ver o que foi. Realmente, tem vários pregos enferrujados sob o balcão de atendimento.
- Mas eu nunca vi! Então foram deixados durante a reforma.
- E quando foi a reforma?
- Em 2000.
- E durante todo esse tempo você não viu os pregos sob o balcão no qual trabalha?