Dia 12 foi o dia da criança. Novidade! Você pensou, ao menos, na data? Ah, não tem filhos! Amigo, amiga, então está na hora de começar a pensar. E vou dizer porque: se o futuro da nação são as crianças, esse futuro se encontra nas tuas mãos. A graaaaaaaaaaaaaaande maioria dos pais, e mães, costuma dar presente para os filhos nesse dia. Sem perceber, ou percebendo, esses pais estão levando os filhos à lógica consumista, ao pensamento insano de comprar, comprar e comprar.
Você quer um país melhor, quer um mundo melhor, quer uma sociedade mais justa? Não dê presente; dê responsabilidade. Leve seu filho até uma favela. Mostre o preço da desigualdade. Escancare os olhos dele para que possa ver as distorções sociais. Passe com ele de frente ao presídio e aproveite para falar sobre o futuro de quem não sabe aproveitar a liberdade. Pegue-o pelas mãos e conduza-o ao orfanato mais próximo, talvez assim ele entenda o valor que tem uma mãe.
Vá com ele até uma universidade pública. Explique o quanto quem estuda alí teve que se esforçar para conseguir uma vaga em uma boa faculdade sem custo para os pais. Leve-o aos lugares mais diferentes possíveis e encontre sempre uma lição prática para a vida. Assim você construirá um pais melhor. Mas, se por acaso, passares com ele na frente de uma prefeitura, de uma câmara de vereadores ou de deputados, não se apavore. Olhe para o outro lado da rua, mostre um pássaro no céu e trate de dar o fora o mais rápido possível. Vai que o pimpolho queira saber o que aqueles adultos estão fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário