Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O lado sujo do futebol


          Acabei de ler o email enviado por um amigo. O título me atiçou o nariz: "O lado sujo do futebol". Com o olfato fervilhando resolví abrir o maledeto. Juro que imaginava o conteúdo da mensagem. Dito e feito. Eram cenas de jogadores covardes dando pontapés nos adversários - ou, inimigos, como muitos jornalistas esportivos preferem chamar- que tentavam uma jogadinha mais ou menos.

          - Isso é muito feio!
          - Desculpe, mamãe, prometo que não faço mais.
          - Então, está bem; mas vai ficar uma semana sem assistir Bob Esponja.

          Gente, esse lance de chamar a truculência no futebol de Lado sujo, é coisa pra criança com menos de sete anos de idade. Pancadaria é coisa para bandido, gente mal-educada,  péssimo profissional e cogêneris.

          Sujo, no futebol, é o que acontece fora dos campos, nos escritórios dos donos do esporte. As trapaças que levam um time ao título e que empurram outro para a lama. Nojento é a compra de árbitros evidenciadas pelo comportamento desonesto na hora de soprar o apito. Pútrido é o comportamento dos dirigentes que amealham para si quantias vultosas, enquanto a torcida sofre vendo o clube do coração agonizando em dívidas.

          Sujo, meus caros, não é uma canela quebrada. Sujo, meus senhores é uma ética esfacelada por tramoias maiores que o Maracanã. Sujo, minhas amigas, é ver narradores e comentaristas de futebol brigando com as imagens para defender o time que torcem

           Portanto, quando vossa senhoria resolver assistir uma partida do esporte que consagrou Pelé, tenha muito cuidado. A podridão invadirá teu santo lar antes mesmo do primeiro clic no controle remoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário