Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cutrale e você, tudo a ver!

E aí, beleza?



          Você já ouviu falar na Cutrale? Cut, o que? Cutrale! Não conhece? Vou tentar dizer em poucas palavras: é a maior produtora de suco de laranja do mundo. Só isso, a maior. Sabe onde fica? Em Araraquara, São Paulo. Você pode estar se perguntando: e eu com isso? Dileto, você lembra da reportagem que a televisão brasileira mostrou sobre os "sem terras" destruindo centenas de pés de laranja? Quer saber o que você tem a ver com isso?


          Se você ficou pê da vida com os sem-terras, meus pêsames, você foi manipulado. Sim, manipulado; com um M beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem grande.


- De quem eram os pés de laranjas derrubados?
- Da Cutrale.
- Hum!


O que você, talvez, não saiba, é que as terras onde estavam os laranjais, foram griladas. Elas pertencem a União e deveriam ter sido utilizadas para reforma agrária.


          Vou te passar uns dados para clarear as idéias. Cerca de 90% dos laranjais do mundo estão em dois lugares: no estado de São Paulo e na Flórida, EUA. Até os anos 1980 os americanos dominavam o mercado desse suco, mas uma poderosíssima geada arrasou suas plantações. São Paulo assumiu a dianteira. Some-se a isso o preço da mão-de-obra e transporte que nas terras tupiniquins é quatro vezes menor.


          Dados mais recentes mostram que 70% do suco consumido no mundo é plantado ou industrializado por brasileiros. O que precisa ser dito é que esse mercado tem um rei: José Luíz Cutrale. O rei da laranja, e sua família, detem 30% do mercado global de suco de laranja. É praticamente igual a participação da OPEP nos negócio de petróleo.


          Caaaaaaaaaalma, tem mais. O todo poderoso Luíz, que até tem nome de rei, e poderia ser chamado de Luiz XXI, tem fácil acesso ao palácio do planalto. Of Course, ele faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CDES), criado em 2003 pelo presidente Lula. Em entrevista à revista Veja, Luizão (a intimidade é por minha conta) gaba-se de ter sido recebido por todos os presidentes da república nos últimos 30 anos. Pudera, com tanto dinheiro na conta! Luizão é "assim" com o senador Fernando Collor. O rei financiou a campanha do alagoano.


          A imprensa capitalista brasileira não informou a população. Ela agiu sob a batuta do cliente. Yes, quem compra espaço publicitário na TV, é o suco ou a reforma agrária? Capicci? A rede globo fez questão de mostrar as imagens aéreas para o Brasil. Esqueceu de falar que os próprios fazendeiros estão destruindo os laranjais para trocar de cultura agrícola. Nos últimos dois anos foram arrancados milhares de pés da fruta. É que a Cutrale paga preços baixíssimos e mantém os produtores debaixo de cabresto. Como o escoamento da produção fica restrito, basicamente, à Cutrale, não resta outra saída para os plantadores. Ou vendem a laranja a preço baixo ou mudam de cultura.


          O Sheid, meu cachorro, tomou nojo de suco de laranja. Estou tentando fazê-lo entender que não é para tanto, basta prestar atenção no que assiste. É que ele tinha conversado com os cachorros, amigos dele, e metido a bota no MST quando viu a reportagem no Jornal Nacional. Está em crise de "cãociência".  Estou argumentando que ele é muito pequeno, e essa é uma briga pra cachorro grande. 






 
      



Um comentário:

  1. Puxa vida!
    Parece que devemos pensar duas, três, dez vezes antes de acreditar em tudo que essa midiazinha dominante fala.

    Gostei do texto!

    Ass> GABI

    ResponderExcluir