Utilização do conteúdo

Autorizo o uso do material aqui produzido, desde que seja dado crédito ao autor e não tenha uso comercial

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Brasília diz não aos corruptos

       Parabéns brasilienses, vocês estão dando uma aula de consciência política  

          Brasília está fervendo. A revolta da população é visível. Da polícia também, só que essa está na contramão dos fatos. Ao invés de prender o “Papai Noel do Panetone”, ela resolveu agredir os cidadãos brasilienses. E, diga-se de passagem, a população da capital federal está de parabéns. Isso mesmo, não aceitou a postura dos seus governantes e foi às ruas exigindo mudanças imediatas. Agora me diga uma coisa, leitor: corrupção é prerrogativa do governador Arruda? No Estado onde moras, não tem corrupto? Sabe por que eu pergunto? Porque existe uma crença, disseminada pelo Brasil afora, de que em Brasília só tem corrupto. Ora, ora, amado mestre. A grandessíssima parte dos gatunos que se movem pelo Planalto central é enviada pela população dos demais Estados da Federação. Arruda é a ponta de um iceberg chamado “corrupção nacional”.


          Mas a sociedade brasiliense mostrou-se indignada com a farra que os políticos de lá estão fazendo com o erário. E nos outros Estados, como o povo reage? Me permita usar o exemplo de Santa Catarina. Nessa semana publiquei um artigo sobre as eleições em Cunha Porã. Uma coisa horrorosa, o pleito. Passou batido, não teve eco. Parece que não foi nada demais. Há quem diga: Cunha Porã é uma cidade pequena, se fosse em Florianópolis a coisa teria outra repercussão. Me engana que eu gosto. Antes que um alienado de plantão ache ruim o fato de citar Santa Catarina, quero deixar claro que faço isso porque é o lugar onde moro. Onde pago impostos. Muitos impostos, por sinal.

          Estás lembrado da “operação moeda verde”? Um crime contra Florianópolis. Deu em que? Em nada. Sabe por quê? Porque a população ficou quieta. Assistiu pela televisão, leu no jornal e ouviu pelo rádio os desmandos, as armações e os conchavos feitos por políticos, servidores públicos e empresários locais. Não houve manifestação, como está havendo em Brasília. Foi uma vergonha para Santa Catarina. E olha que não foi divulgada a metade das falcatruas. Teve até vereador cassado. Mas, passados menos de três anos, todo mundo já esqueceu. Moeda verde é coisa do passado. Aí vem um amigo meu dizer que estava chocado com o “mensalão do DEM”. Eu disse: presta atenção, camarada, estão fazendo igual, ou pior, aqui. Basta fazer uma investigação séria que a lama vai dá no meio da canela.

          Parabéns brasilienses, vocês estão dando uma aula de consciência política. Mostrando ao Brasil como se deve reagir. Oxalá todas as unidades da federação tomassem as mesmas medidas. Parabéns Brasília.

Um comentário:

  1. PARABÉNS mesmo!!! E com letra maiúscula. Penso que devemos ser AGENTES DE MUDANÇA, e é isso que estão fazendo em Brasília. Quem dera SC resgatasse o seu próprio exemplo da NOVEMBRADA, e deixasse viver do passado e começasse a vivenciar novas "NOVEMBRADAS" ou "DEZEMBRADAS", "JANEIRADAS". Talvez conseguissemos mudar as coisas.

    ResponderExcluir